I just had an article published on the third issue of The ‘Radical’ Designist: a Design Culture Journal (ThRAD), which is an on-line referred journal devoted to the publication of Design and Material Culture papers. It’s published by UNIDCOM/IADE´s (Unidade de Investigação em Design e Comunicação do Instituto de Artes Visuais Design e Marketing) department, […]
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Este artigo discute o papel dos designers e dos usuários como co-autores de mensagens e produtos. Para tanto, destaca três momentos da história do design, nos quais a noção de autoria aparece distintamente: o período relativo ao design modernista, com a preponderância do Estilo Internacional; o final dos anos 80 e início dos anos 90, com a retórica visual pós-moderna; o começo do século XXI, com o advento da revolução informacional e da Web 2.0, destacando suas repercussões para o design de interação. Ao final, tendo em vista o futuro de pervasividade e ubiqüidade computacionais, aponta questões latentes que atualizam a discussão sobre a co-autoria de mensagens e produtos, ressaltando a importância de aprofundar as discussões sobre os processos de comunicação no campo do design.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Apresentação feita durante o 3º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, no Rio de Janeiro
quarta-feira, 12 de outubro de 2005
O artigo discute o declínio da habilidade narrativa a partir da modernidade e a apresenta a possibilidade de resgate da narrativa pela utilização dos sistemas interativos atuais, especialmente a World Wide Web. Aponta características típicas da narrativa, discutindo de que maneira a WWW poderia ser utilizada para favorecer a interação subjetiva entre os participantes do ciberespaço, destacando o papel do Design como integrante desse processo.
quarta-feira, 12 de outubro de 2005
Discute o papel do design na busca de novos parâmetros para o desenvolvimento da World Wide Web, de maneira a contemplar as diferenças sócio-culturais e os modelos cognitivos dos grupos sociais que vêm sendo marginalizados no processo de construção da sociedade da informação. Para tanto, parte-se do mapeamento da evolução, difusão e implementação da Internet e da WWW nos países centrais e periféricos, destacando-se as contradições que têm acompanhado a proliferação do uso desse veículo; são analisadas as inovações tecnológicas que podem alterar a configuração atual da rede, buscando perceber as implicações sócio-econômicas implícitas nessa reformulação. Em seguida, a partir do diálogo com teóricos do design e áreas afins, discute-se a função social do design no contexto atual da sociedade da informação. Finalmente, a partir da análise do projeto de mecanismos de busca utilizados na World Wide Web, evidencia-se a prevalência de determinados grupos sócio-econômicos no que se refere ao desenvolvimento das tecnologias de informação, em consonância com a lógica de implantação de um modelo único de desenvolvimento vigente no ideário da globalização econômico-financeira deste fim de século, apontando-se então a importância do design na formulação de alternativas de projeto para a WWW, no sentido de viabilizar a participação efetiva de diferentes grupos sociais na sociedade da informação.
sexta-feira, 28 de abril de 2000