publicações: dissertação/tese

2011

dissertação tese

Design de interação e computação pervasiva: um estudo sobre mecanismos atencionais e sistemas de informação ambiente

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor em Design. Investiga os diferentes mecanismos atencionais envolvidos na utilização de sistemas de informação ambiente. Para tanto, conceitua e delimita a “computação pervasiva” – a partir da qual componentes computadorizados passam a compor o ambiente e os objetos do cotidiano –, e discute as conseqüências do uso desta tecnologia, no que se refere aos impactos sociais, implicações ambientais, questões de segurança e privacidade, destacando o papel do design nessa problemática. Apresenta a evolução do design de interação, explicitando sua relação com o projeto de mídias interativas. Propõe ampliar o campo de atuação do design de interação, considerando que a tela do computador deixou de ser a principal interface com o ambiente digital, e que o projeto da interação no contexto da computação pervasiva exige uma abordagem sistêmica. Apresenta o conceito de tecnologia sem estresse (calm technology), de Weiser e Brown (1996), e aprofunda a discussão iniciada por estes autores sobre a necessidade de se projetar sistemas de informação que atuem na periferia de nossa atenção, com base nos estudos da Psicologia Cognitiva sobre mecanismos atencionais. Destaca os sistemas de informação ambiente como aqueles que mais se apropriam da idéia de apresentar informações sem exigir o foco de nossa atenção. Analisa doze sistemas de informação ambiente, investigando o modo como envolvem os mecanismos atencionais. Conclui que a definição original de Weiser e Brown (1996) não é suficiente para descrever a miríade de processos envolvidos com a captação da atenção, e aponta linhas mestras para o design de sistemas de informação ambiente, de maneira a considerar a dinâmica entre os diferentes mecanismos atencionais, o contexto de uso, o grau de engajamento do usuário, a influência da memória e a capacidade de habituação aos sistemas de informação.

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2000

dissertação tese

Redesignando a WWW: o papel do design na democratização da World Wide Web

Discute o papel do design na busca de novos parâmetros para o desenvolvimento da World Wide Web, de maneira a contemplar as diferenças sócio-culturais e os modelos cognitivos dos grupos sociais que vêm sendo marginalizados no processo de construção da sociedade da informação. Para tanto, parte-se do mapeamento da evolução, difusão e implementação da Internet e da WWW nos países centrais e periféricos, destacando-se as contradições que têm acompanhado a proliferação do uso desse veículo; são analisadas as inovações tecnológicas que podem alterar a configuração atual da rede, buscando perceber as implicações sócio-econômicas implícitas nessa reformulação. Em seguida, a partir do diálogo com teóricos do design e áreas afins, discute-se a função social do design no contexto atual da sociedade da informação. Finalmente, a partir da análise do projeto de mecanismos de busca utilizados na World Wide Web, evidencia-se a prevalência de determinados grupos sócio-econômicos no que se refere ao desenvolvimento das tecnologias de informação, em consonância com a lógica de implantação de um modelo único de desenvolvimento vigente no ideário da globalização econômico-financeira deste fim de século, apontando-se então a importância do design na formulação de alternativas de projeto para a WWW, no sentido de viabilizar a participação efetiva de diferentes grupos sociais na sociedade da informação.

Dissertação de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Design

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